Com a isenção total de tributos na importação de máquinas e equipamentos, os investimentos cresceriam significativamente a ponto de elevar o PIB?

 SIM
 NÃO

 
 

Preços favoráveis de importação e exportação impulsionam a balança

27/04/2017

Os preços da importação de commodities e industrializados caíram 3%, enquanto que os da exportação cresceram 15% no primeiro trimestre deste ano, ante igual período de 2016. Assim, os termos de troca do País subiram 19% nos três primeiros meses de 2017.

Os dados do Indicador de Comércio Exterior (Icomex), divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), mostraram expansão de 41% para os termos de troca de commodities e de 7% para não commodities, onde é contada grande parte dos produtos industriais.

O aumento do primeiro grupo foi liderado pela valorização dos preços de minério de ferro (137%) e petróleo (82%), dois dos principais itens da pauta de exportação brasileira. Alguns produtos agrícolas também ficaram mais caros na comparação com o começo do ano passado, disse Lia Valls, pesquisadora do Ibre e da Fundação Getulio Vargas (FGV), conforme noticiado pelo jornal DCI.

Fonte:Diário do Comércio e Indústria - DCI


Voltar


BRASIL




GERAIS




adm  ABRACEX - Associação de Comércio Exterior do Brasil - Todos os direitos reservados - ©2017