Com a isenção total de tributos na importação de máquinas e equipamentos, os investimentos cresceriam significativamente a ponto de elevar o PIB?

 SIM
 NÃO

 
 

Maior diálogo no Mercosul pode ampliar atuação no comércio exterior

13/02/2017

O discurso alinhado dos presidentes Michel Temer e Mauricio Macri, que se reuniram na semana passada, indicou que o Mercosul deve agir com maior intensidade para ampliar sua participação no comércio internacional.

Um ponto favorável para essa expansão seria o governo protecionista de Donald Trump, nos Estados Unidos. Com um recuo da participação dos americanos no mercado externo, devem surgir janelas de oportunidade para o bloco liderado por brasileiros e argentinos.

Ao abordar a mudança de cenário no hemisfério norte, Macri comentou que o México deverá olhar para seus vizinhos do sul “com mais decisão” nos próximos meses.

Segundo Wagner Parente, CEO da Barral M Jorge, o protecionismo defendido por Trump pode ser positivo para a agropecuária sul-americana. “Americanos e mexicanos realizam trocas nesse setor e um rompimento [entre os dois] pode gerar uma substituição por outros países.”

(Fonte: DCI)



Voltar


BRASIL




GERAIS




adm  ABRACEX - Associação de Comércio Exterior do Brasil - Todos os direitos reservados - ©2017