Com a isenção total de tributos na importação de máquinas e equipamentos, os investimentos cresceriam significativamente a ponto de elevar o PIB?

 SIM
 NÃO

 
 

Exportações aumentam em SP e PE, mas vendas de MG, DF e PI diminuem

30/01/2017

Nove estados do Brasil ampliaram suas exportações no ano passado. Em São Paulo, foi o avanço dos embarques de açúcar que possibilitou o aumento da receita, segundo dados estatísticos do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Mdic).

Com o recuo da oferta de açúcar no mundo, o preço e a demanda pelo produto subiram, o que causou uma alta de 56% nos ganhos de São Paulo com a exportação do item.

Um aumento maior foi registrado nos embarques pernambucanos, que avançaram 35,5% ante 2015. No estado nordestino, o destaque foi a venda de combustíveis.

Por outro lado, em Minas Gerais o avanço da quantidade exportada do minério de ferro não foi suficiente para compensar as perdas de outras mercadorias, como o café. Assim, a receita com as vendas internacionais caiu 0,4%. Também foi registrada queda no Espírito Santo, Piauí, Mato Grosso do Sul.

(Fonte: DCI)



Voltar


BRASIL




GERAIS




adm  ABRACEX - Associação de Comércio Exterior do Brasil - Todos os direitos reservados - ©2017