Com a isenção total de tributos na importação de máquinas e equipamentos, os investimentos cresceriam significativamente a ponto de elevar o PIB?

 SIM
 NÃO

 
 

Pereira: o varejo é fundamental para a retomada do crescimento econômico

31/05/2016

O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, recebeu nesta terça-feira, em Brasília, os maiores varejistas do país, entre eles Flávio Rocha (Riachuelo) e Luiza Trajano (Magazine Luiza). 

O objetivo da audiência foi apresentar o Instituto para o Desenvolvimento do Varejo (IDV) e os principais pleitos do setor ao novo ministro do MDIC. “Entendemos que o varejo é fundamental para a retomada do crescimento econômico e para a geração de novos empregos”, disse Pereira, que apresentou sugestões para o encaminhamento dos pleitos.

As propostas serão estudadas em conjunto com o secretário de Comércio e Serviços do MDIC, Marcelo Maia, que também participou da audiência. “O setor varejista é o segundo maior empregador do Brasil, depois do setor público”, lembrou o secretário. “Por isso é nossa prioridade encontrar maneiras de que o setor volte a ser um vetor de crescimento”. O IDV reúne 60 empresas que geram 801 mil empregos diretos e representam 22% do faturamento do setor varejista brasileiro.

Para retomar o crescimento do setor, que encolheu 5,8% de março de 2015 a março de 2016, os empresários avaliam que é preciso melhorar a produtividade, a competitividade e o ambiente de negócios. Além disso, é necessário organizar e destravar alguns mecanismos que seguram o avanço, entre eles determinadas normas e legislações.

O ministro Marcos Pereira entende que o MDIC é a “casa do setor produtivo” e que, a partir dele, é possível dialogar com outros órgãos do governo. “Devemos atuar como indutores para desburocratizar o setor público. Costumo dizer que os empresários é que sabem onde e em que situação estão e aonde querem chegar. Nosso papel é facilitar isso”, afirmou.



Voltar


BRASIL




GERAIS




adm  ABRACEX - Associação de Comércio Exterior do Brasil - Todos os direitos reservados - ©2017